Uma vida correndo em busca do melhor

A minha primeira grande aventura na Orientação

Muito bem, vou narrar a minha primeira grande aventura no Mundo da Orientação (Jogos Mundiais em Sevilha).
A hora prevista para a saída era 9 h 30m do dia 9/9/2006 em frente á porta de armas da EPT (Escola pratica de transmissões) na Sr.ª da Hora, assim sendo 9.00h lá estava eu prontinho.
Como a saída atrasou, ainda vi o render da Guarda no estabelecimento Militar, qualquer coisa terá corrido menos bem nesta operação, no final lá estavam os nossos Militares a encher (acima a baixo acima a baixo).
Finalmente cerca das 9.50h,lá partimos com destino a Sevilha para participar nos Jogos Mundiais de Orientação.
Parámos em Fátima para os morfes por volta do Meio-dia, 13.30h recomeço de viagem, tudo na boa até que, na saída para a portagem de Santarém passam algumas viaturas a buzinar, pensámos, mas que querem estes caramelos, eis que, depois de passar a portagem uma viatura se mete á nossa frente obrigando-nos a parar, (mas foi para fazer uma boa acção) avisar-nos que vinha o porta-malas aberto e estávamos a perder a bagagem agradeceu-se a amabilidade do Sr, liguei para a Brisa a informar o sucedido, mais tarde informaram que duas malas estavam na respectiva portagem (Santarém), como não podia deixar de ser, lá voltámos para trás afim de recolher as malas.
Bem lá recomeçámos novamente a viagem em direcção a Évora, (onde éramos esperados pelos miúdos que tinham frequentado o Estágio Orijovem em Mora) mas, entre Vendas Novas e Évora nova cena, o autocarro começou a aquecer (pensei olha a minha vida, queres ver que não chego a Évora hoje), mas não era falta de água no radiador, resolvido o problema lá seguimos, enfim conseguimos chegar a esta Cidade pelas 17.30h (o pessoal estava á nossa espera desde as 14h).
Toda a gente no autocarro, aí vamos nós para o País vizinho, conversa puxa conversa e a Céu Costa diz, bom amanhã cedinho lá vamos para a primeira prova.
Como não estava á espera, julgava que a primeira era só ás 17h (Portuguesas) pensei, mau, isto já não é da peça, mas enfim lá chegámos a Sevilha por volta das 23.30h (Portuguesas) 0.30h Espanholas.
Estadia, solo duro num pavilhão a 25 km do local das provas.
Tudo pronto para descansar deitei-me, e dormir está bem está, nada na manga. Levantei-me ás 3.30 h (Portuguesas) fui tomar banho, visto ter que me levantar ás 6.30h não adiantava nada estar a cansar ainda mais o corpo a dar voltas no colchão.
Bom ás 8.36 h (Portuguesas) lá estava eu para iniciar a minha prova, pego no mapa, toca a correr, resultado espetanço logo primeiro ponto, feito este de desorientação em desorientação lá fui picando os pontos até ao sexto, pensando que o pior já tinha feito, nova saga, para fazer 500mts demorei 1h57m não me enganei no tempo não, enganei-me foi várias vezes no percurso, mas, desanimar nunca (calor abrasador mais de 40º) prá frentex é o caminho.
Toda a gente dos G.D.4 Caminhos tinha terminado a prova á já muito tempo, e do Marcolino nada, preocupado o Fernando Costa se proponha ir á minha procura, eis que chega o atleta com 2h 46m 24s no cabedal para cumprir 4 km (mas terminei sem fazer MP).
Bem lá fomos para o pavilhão tomar banho, de seguida volta para o centro Histórico de Sevilha onde iria ser realizada a segunda prova do dia (a tal que eu pensava ser a primeira), almoçámos e ás 17.36h (Portuguesas) lá estava o Homem para a segunda aventura (já me esquecia o Fernando queria que eu fizesse a passo com a minha mulher) está bem está aí vai o artista, mas que caneco, na zona Histórica aquilo é um labirinto autentico, pensei logo, bem vais gramar mais 2h e tal no pêlo que te vais tramar, mas não mais calmo e mais devagar lá terminei o percurso em 1h40m32s.
Mas no final tive que prometer fazer a prova do dia seguinte a passo com a minha mulher (bruxo assim ia devagar não me desconcentrava não falhava os pontos).
Chegados ao solo duro, sem espinhas, aterrei dormi que nem uma pedra, bem podiam deitar tudo abaixo que nem dava por ela.
Segundo dia, como prometido lá fiz o percurso com a minha mulher, até que, no último ponto quando ela me deixou, desatei a correr para o final (parecia um tipo a fugir á policia), terminada a prova, verifiquei os tempos, incrível a passo demorei2h59m25s para cumprir 7970mts.
O Fernando já sabidola no Mundo da Orientação, perguntou-me então que tal?
Respondi, maravilha fiz o percurso em precisão, estudei bem o terreno aprendi bastante.
Resposta imediata, não te disse isto aqui não é só correr, tem que se ter calma e ler bem o mapa para poderes decidir qual o melhor caminho a seguir.
Se pensam que termina aqui puro engano, a saga continua.
O meu filho pegou no mapa errado, fez um bom tempo mas, como não podia deixar de ser foi desclassificado, um miúdo de Stº Tirso aconteceu-lhe o mesmo que tinha acontecido á minha pessoa, na manhã do primeiro dia, ou seja andou desorientado no percurso, lá teve de ir o Prof. André procurá-lo, tudo nos conformes regresso ao pavilhão banhinho e ala rumo a Portugal que se faz tarde.
Chegados a Évora deixámos alguns atletas que iam para outras direcções, e siga com destino a Fátima onde iria ser o jantar.
Aqui chegados, lá fomos á procura de locais para aconchegar o estômago, no primeiro não havia pão no segundo quando estava a chegar á minha vez já só havia salsichas, bem vamos pregar a outro lado, já farto de andar de um lado para o outro, fui a um café
Para comer uma tosta mista, mas éramos quatro e só havia pão para dois, estava a ver a vida a andar para trás até que descobrimos um restaurante mesmo junto ao autocarro (ainda dizem que Santos á porta de casa não fazem milagres) onde me foi servido um caldo verde e um lombo assado de se lhe tirar o chapéu.
Recomeço de viagem com destino EPT, onde chegámos á 1.30h.
Caros amigos, posso dizer-vos que, cheguei cansado, mas, com a barriguinha cheia de emoções fortes.
Fiquei tão entusiasmado com esta modalidade que, voltei a fazer desporto federado, acima de tudo por prazer porque a idade não perdoa.
Isto é como tudo, primeiro gatinha-se depois anda-se só mais tarde se corre (este fim de semana tive a experiência viva disso).
Quem gostar de aventura adrenalina quanto baste, esta é a modalidade indicada.
Para terem uma ideia nos dois dias (corri/ andei) 6h26m21s.
Tenho pena de não ter descoberto isto á mais tempo, mas, ainda vou a tempo de me divertir quanto baste.